Arquivo do blog

sábado, 23 de outubro de 2010

O DEUS QUE TRANSFORMA O COMUM EM INCOMUM

O DEUS QUE TRANSFORMA O COMUM EM INCOMUM
Genesis 28. 6, 7, 10 - 19 / João 2.1 - 12
Por pr Jaime Soares

Este texto narra a maneira como Deus estabelece o seu povo Israel. Num princípio de obediência aos seus pais, Jacó viaja para uma terra bem distante para encontrar com a sua noiva. Jacó leva uma quantidade enorme de interrogações e medo. Quando ele recebe a palavra de seu pai e de sua mãe, esta obediência se torna notória. Ele viaja pelo deserto, dentro do princípio da obediência. Uma viagem solitária, e perto da noite, ele para dormir e utiliza uma pedra como travesseiro. E naquela noite ele sonhou.   Sonhou com Deus.
No texto de João 2 vemos Jesus sendo convidado para uma festa aonde o vinho acaba e a sua mãe o procura. Ele opera o milagre da transformação da água em vinho.  E havia também o princípio da obediência para os servos que encheram as talhas de água.  A grande verdade nos dois textos, é que Deus  é capaz de transformar o comum em incomum. O banal, o desprezível e o insignificante em algo de muito valor.
Que valor tinha as pedras no deserto? Nenhum, mas naquela noite foi o travesseiro de Jacó para que ele sonhasse com Deus.  Deus transformou o comum em incomum.  Em João haviam seis talhas de pedras. Era algo comum naquela casa. Nada de especial. Mas naquela noite Jesus disse: Encha elas de água. Nada de incomum ainda. Até que a água foi transformada em vinho. Se tornou incomum.
É provável que pessoas tenha a sensação da vida parada. Mas Deus pode transformar o comum em incomum. Em ambos os textos vemos o princípio da obediência. Maria disse para aqueles servos: “fazei tudo que ele disser.”   A mesmice que você está vivendo, poder se transformar no extraordinário. Não importa o lugar em que você está. A promessa acontece em lugares comuns, a partir do princípio da obediência.  O lugar pode se comum, mas pode se iniciar ali o projeto de Deus, quando há obediência. 
Perdemos a benção porque não valorizamos o lugar comum. Jacó não reclama da vida. Ele prepara o chão para dormir. Valorize as coisas comuns da sua vida, pois Deus tem milagres para você!  O grande feito de Deus começa no lugar comum. Sonhos de Deus são sonhados nos lugares mais improváveis deste mundo. O v.19 diz:
“E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel,...” Aquela cidade comum, passou a se chamar Casa de Deus, um lugar incomum. É o que Deus quer fazer na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTEM COM RESPONSABILIDADE.